quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

FIA muda regras do Safety Car


As regras de Safety Car da Fórmula 1 serão alteradas para a temporada 2009, confirmou a FIA, depois de um teste bem sucedido de um novo software durante a última temporada.

A mudança vem à pedido das equipes e pilotos para não ter que fechar o pit-lane imediatamente após a saída do Safety Car para a pista, mas seria apenas seguro se uma forma fosse encontrada para assegurar que os pilotos não voltariam aos boxes enquanto havia segurança na pista ou um risco potencial de um grande acidente.

O novo software dirá aos pilotos qual a velocidade máxima que eles estão permitidos uma vez que o Safety Car esteja na pista e ninguém a excederá.

“A regra introduzida em 2007 foi ruim, e nós tivemos que voltar para o regulamento de 2006.”, disse o delegado técnico da FIA, Charlie Whiting. “A única diferença é que tentamos programar um tempo mínimo para voltar aos boxes. Quando nós colocamos o Safety Car na pista, esta mensagem irá para todos os carros, que terão então um modo ‘Safety Car’ em seus ECUs. Assim que esta mensagem chegar ao carro, ele saberá onde está no circuito e calculará um tempo mínimo para o piloto voltar aos boxes. O piloto terá que respeitar isto e a informação será mostrada em seu painel.”

“Se você lembra, o motivo que nós fechávamos a entrada dos boxes era para remover o incentivo para o piloto voltar ao seu pit rapidamente.”, adicionou. “Isto não existirá agora, já que você não poderá voltar aos boxes mais rápido do que o seu painel o permite.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário