terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Jerez e Bahrein recebem nova bateria de testes da pré-temporada da Fórmula 1


A Fórmula 1 dá prosseguimento à sua pré-temporada nesta semana com mais uma bateria de treinos coletivos, que acontecem em dois circuitos diferentes. Em Jerez de la Frontera, na Espanha, a Red Bull realiza o lançamento e o "shakedown" de seu novo carro, o RB5, nesta segunda-feira. Depois, a partir de terça, McLaren, Williams, Toro Rosso e Renault se juntam à equipe austríaca para outros quatro dias de ensaios, que se estendem até a próxima sexta.

Enquanto isso, três equipes - Toyota, Ferrari e BMW - viajam até o Bahrein, onde também vão treinar durante quatro dias. Os ensaios começam na terça e terminam na sexta. As três escuderias serão obrigadas a encarar um gasto extra para realizar testes no Oriente Médio, mas esperam ver o esforço recompensado pela previsão do tempo. Em Jerez, a expectativa é de clima instável e possibilidade de chuva, o que já atrapalhou a programação das equipes nos testes em Portugal, na última semana de janeiro.

No Bahrein, o risco de chuva praticamente não existe porque o circuito de Sakhir é localizado no meio de um deserto. "Testar no Bahrein tem um custo-benefício melhor. Na Europa, há o risco de perder tempo de teste em condições que são irrelevantes para experimentar soluções para os pneus. Isso pode colocar em dúvida qualquer tipo de acerto que você faz, já que os pneus não estão trabalhando no parâmetro correto", explicou o diretor-técnico da Toyota, Pascar Vasselon, ao site Autosport.

Force India será única ausência nos testes

Apesar da possibilidade de chuva, as equipes que permaneceram na Europa estão convencidas de que fizeram a escolha certa. O diretor-técnico da Williams, Sam Michael, acredita que os custos para viajar ao Bahrein são altos demais. "Nós nunca vamos testar no Bahrein porque a diferença entre ficar aqui e ir para lá está bem acima de 300 mil euros, então não é bom fazer isso quando se tenta cortar custos. Na maior parte do tempo, o clima não é ruim em fevereiro e março na Europa", afirmou Michael.

De todas as equipes confirmadas para a temporada 2009 da Fórmula 1, a única que vai ficar ausente dos testes é a Force India. Em dezembro, a escuderia fechou um acordo de parceria com a McLaren, que forçou o time indiano a redesenhar parte do carro para acomodar elementos fornecidos pela equipe inglesa e os motores Mercedes. "O tempo é curto, porque ainda há muito o que fazer. Mas o nosso plano é participar dos dois últimos testes antes do início da temporada", revelou na semana passada o diretor-técnico da Force India, James Key.

Nenhum comentário:

Postar um comentário