domingo, 15 de março de 2009

Ferrari adota cautela e afirma que novas regras são "pequena desvantagem"


Chefe de equipe Stefano Domenicali evitou fazer previsões sobre o próximo campeonato (Foto: Ferrari Media Center)

O pacote de mudanças no regulamento técnico para 2009 forçou as equipes a desenharem os novos carros praticamente do zero e as escuderias que começaram o trabalho mais tarde vão ficar em prejudicadas no início deste ano. O prognóstico é do chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali. O dirigente ferrarista admitiu que as novas regras representam uma certa desvantagem para o time de Maranello.

"As equipes que, como nós e a nossa principal adversária, ficaram trabalhando até o último momento no desenvolvimento do carro de 2008, devem ter uma pequena desvantagem em relação aos adversários que desistiram da última temporada e se dedicaram totalmente ao projeto deste ano", afirmou Domenicali, numa clara referência ao bom desempenho da Brawn GP nesta pré-temporada. A equipe estreante, que herdou o espólio da antiga Honda, já vinha desenvolvendo o novo carro desde maio do ano passado.

Sobre a próxima temporada, Domenicali adotou a cautela e evitou previsões. "Não quero que pensem que estou evitando uma resposta, mas é mais difícil do que nunca dizer qualquer coisa sobre a performance das equipes. Até alguns dias atrás, havia um grande equilíbrio. Então, apareceu a Brawn GP. A performance deles foi incrivelmente surpreendente e eles precisam ser observados com cuidado. Acredito que estamos entre os times mais competitivos, mas há fatos a considerar e precisamos esperar o GP da Austrália", completou.

McLaren admite insatisfação com testes

Na McLaren, já não existe mais segredo: o novo carro da equipe, de fato, está decepcionando a escuderia nesta pré-temporada. "Os primeiros testes do MP4/24 transcorreram de acordo com as nossas expectativas de desenvolvimento iniciais. Nesta semana, o carro andou em Barcelona com um pacote aerodinâmico revisado, como havíamos planejado. Uma queda de performance foi identificada e estamos trabalhando duro para resolvê-la", reconheceu o diretor-executivo da McLaren, Martin Whitmarsh.

Em entrevista à agência Deutsche Presse, o diretor de competições da Mercedes, Norbert Haug, foi bem mais enfático. "Estamos lentos demais no momento, mas vamos trabalhar duro para voltar à ponta", admitiu.

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