domingo, 26 de abril de 2009

Brawn acerta na tática, e Jenson Button vence pela 3º vez em 2009

Mesmo com a ameaça de reação das outras equipes, Jenson Button chegou à sua terceira vitória em quatro provas e reafirmou o domínio da Brawn GP na temporada 2009. Após apostar em uma tática inteligente da equipe, o inglês assumiu a liderança do GP do Bahrein na primeira janela de pit stops e teve pista livre para abrir uma confortável vantagem. Sebastian Vettel, da RBR, lucrou com a aposta em um primeiro trecho mais longo e assegurou a segunda posição. Jarno Trulli, da Toyota, pole position da corrida, completou o pódio, em terceiro.

Lewis Hamilton fez uma corrida conservadora e garantiu a quarta posição, à frente de Rubens Barrichello, da Brawn GP. A equipe apostou em uma tática de três paradas para o brasileiro, que ganhou uma posição em relação à sua largada. No entanto, com a vitória de Button, ele viu sua desvantagem em relação ao companheiro de equipe aumentar de seis para 12 pontos.

- Conseguimos alguns pontos valiosos, mas foi uma corrida dura para mim. Perdi muito tempo atrás de Piquet após meu primeiro pit stop e foi uma pena pois comprometeu meu plano de corrida. Fomos para uma estratégia de três paradas e decidimos antecipar o segundo pit stop pois estava preso atrás de Hamilton. Parece que a sorte está para o lado de Button no momento e parabéns para ele e para o time. Espero que a minha vez chegue logo - diz Barrichello.

Kimi Raikkonen marcou os primeiros pontos da Ferrari com o sexto lugar, mas não impediu o pior início de temporada da história da equipe. O time vermelho precisava, pelo menos, de uma quarta posição, mas o problema com Felipe Massa na largada estragou a estratégia da equipe. O brasileiro foi apenas o 14º na corrida, uma volta atrás.

- Tive vários problemas durante toda a corrida. Minha telemetria não estava funcionando para a equipe nos boxes e meu Kers não estava funcionando. Estava sem ele na largada, por isso acabei no sanduíche entre Rubens Barrichello e Kimi Raikkonen. Perdi um pedaço da asa dianteira, mas não conseguia ver. Troquei a peça, mas a corrida já estava perdida. Não pude fazer muito com o tráfego lá atras - diz Felipe Massa.

Timo Glock, que largou na segunda posição, caiu bastante ao longo da prova e chegou a ficar fora da zona de pontuação durante um bom tempo. O alemão da Toyota conseguiu se recuperar no fim, terminando em sétimo, uma posição à frente do bicampeão Fernando Alonso, que marcou um ponto para a Renault com o oitavo lugar. Nelsinho Piquet, seu companheiro de equipe, fez uma corrida correta, sem erros, e finalizou na décima posição.

- Consegui ganhar posições na primeira volta, que era minha meta porque haviam carros mais pesados a minha frente. O ritmo de prova era bom, consegui me defender e atacar nos momentos certos. A equipe trabalhou bem e, considerando que foi uma prova quase sem abandonos, foi uma perfomance sólida. Era justamente o que precisávamos. Agora temos que seguir trabalhando para evoluir o carro para as próximas etapas - diz Nelsinho.

Após sua terceira vitória em 2009, Jenson Button chegou aos 31 pontos, 12 à frente do companheiro Rubens Barrichello. O brasileiro perdeu terreno em relação à Sebastian Vettel, da RBR, que tem apenas um a menos que ele: 19 a 18. Jarno Trulli tem 14,5 e Timo Glock, ambos da Toyota, 12. A próxima corrida será o GP da Espanha, em Barcelona, no dia 10 de maio.

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