quinta-feira, 30 de abril de 2009

FIA anuncia teto orçamentário para equipes na Fórmula 1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta quinta-feira a criação de um teto orçamentário para as equipes da Fórmula 1 a partir de 2010. De acordo com a regra aprovada entidade, o limite de gastos será de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões) anuais. Atualmente, as maiores equipes gastam pelo menos oito vezes este valor.

As escuderias poderão optar pela adesão ao sistema. Quem adotá-lo terá vantagens técnicas, como motores sem limitação de giros e asas móveis, além de testes ilimitados e uso de túnel de vento em larga escala. Com isso, a FIA pretende equilibrar as forças entre as equipes com orçamentos ilimitados e as que optarem pelo teto.

A entidade esclareceu nesta quinta-feira que gastos com salários de pilotos, compra de motores e marketing não entraram na conta dos R$ 130 milhões. Assim, é possível que equipes consideradas de ponta considerem adotar o teto orçamentário.

Além de conter os gastos das equipes em tempos de crise financeira mundial, a medida aprovada nesta quinta tem como intenção promover a entrada de novas escuderias na Fórmula 1. Para isso, o limite de carros no grid aumentou de 24 para 26, o que abriria lugar para mais três equipes já na próxima temporada. Só 20 carros disputam a temporada deste ano.

Entre os principais interessados em ingressar no Mundial estão a USGPE - equipe norte-americana -, a iSport, da GP2, e a Prodrive, comandada por David Richards, ex-chefe da BAR.

A lista de interessados tende a crescer, sobretudo porque a FOM, empresa comandada por Bernie Ecclestone, já anunciou que haverá incentivos financeiros e técnicos para os interessados em ingressar na categoria. A FIA publicará a lista de novas equipes aceitas no Mundial em dia 12 de junho; o prazo para inscrições será entre 22 e 29 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário