segunda-feira, 27 de julho de 2009

Após roda solta de Fernando Alonso, Renault é suspensa do GP da Europa

A Renault foi suspensa do GP da Europa por causa dos eventos que causaram a roda de Fernando Alonso se soltar durante a corrida na Hungria. Após a prova, os comissários consideraram a equipe francesa culpada pelo incidente. Com isso, Fernando Alonso deverá perder seu evento de casa, em Valência, no próximo mês, a não ser que ele mude para outra equipe. A Renault pode recorrer da decisão.

O espanhol da Renault liderava a prova e foi o primeiro a fazer seu pit stop, na 12ª volta. Mas um erro do mecânico responsável pela roda dianteira direita não afixou bem a porca e o piloto teve problemas na volta à pista. Primeiro, sua calota voou. Depois, foi a vez da própria roda, que ficou quicando na grama durante alguns segundos. Ele se arrastou para os boxes, onde trocou os pneus, mas abandonou a prova na volta seguinte.

Segundo um comunicado liberado pelos comissários neste domingo, a Renault infringiu vários itens do regulamento da Fórmula 1. Eles falaram com representantes da equipe duas vezes após a corrida. O documento diz que o time sabia que o carro número 7 tinha sido liberado do pit stop sem uma das porcas na posição, o que indicava que a roda não estava propriamente presa.

Ainda de acordo com o comunicado, a Renault, mesmo sabendo disso, falhou em tomar uma atitude para impedir que o carro saísse dos boxes, em informar o piloto do problema, mesmo quando ele contatou o time achando que estava com um pneu furado. A equipe teria infringido o Artigo 3.2 do regulamento esportivo, e o Artigo 23.1 (liberar o carro dos boxes sem segurança).

Nenhum comentário:

Postar um comentário