sexta-feira, 4 de setembro de 2009

FIA chama Renault para explicar acidente em Cingapura

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta sexta-feira a convocação da equipe Renault para explicar as acusações de que teria forçado um acidente para levar vantagem no GP de Cingapura de Fórmula 1 em 2008. A entidade não deu mais detalhes sobre a investigação, mas os depoimentos serão ouvidos no dia 21 de setembro, em Paris.

No GP de Cingapura, realizado em 28 de setembro de 2008, o espanhol Fernando Alonso levou a Renault a uma inesperada primeira colocação. Mas, segundo a acusação divulgada no último fim de semana, durante a etapa da Bélgica, a equipe francesa teria mandado seu outro piloto, o brasileiro Nelsinho Piquet, bater o carro para ajudar na vitória de Alonso.

O acidente de Nelsinho Piquet naquela corrida provocou a entrada do safety car na pista de Cingapura, logo depois de Alonso ter feito sua parada nos boxes, bem antes dos demais pilotos. Com isso, o espanhol da Renault levou vantagem sobre os outros participantes e acabou vencendo.

Na época, a suposta fraude da Renault chegou a ser questionada, mas não provocou nenhuma investigação. Agora, no entanto, a FIA resolveu esclarecer o caso. Se a acusação for comprovada, tanto a equipe francesa quanto o piloto brasileiro Nelsinho Piquet podem sofrer duras punições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário