terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Hamilton elogia novo carro da McLaren e garante: "Seremos competitivos"


Depois de se tornar no ano passado o campeão mais jovem da história da Fórmula 1, Lewis Hamilton inicia daqui a pouco mais de um mês a batalha para defender seu título mundial. Os primeiros testes do inglês com o novo carro da McLaren, que acontecerem no fim de janeiro em Portugal, foram atrapalhados pela chuva. Na semana passada, porém, Hamilton teve a oportunidade de completar muitas voltas com o MP4/24 em Jerez de la Frontera e saiu satisfeito.

"Infelizmente, o tempo em Portugal não correspondeu às nossas expectativas, mas conseguimos acumular quilometragem e completar parte do nosso programa. O teste na Espanha foi um pouco mais produtivo. Com temperaturas amenas e céu ensolarado, demos início ao processo de entender como o carro funciona e qual é o potencial dele. Minhas primeiras impressões são muito favoráveis. O carro é bastante confiável, parece sólido e não tem vícios. Acredito que seremos competitivos no GP da Austrália", disse Hamilton ao site oficial da F-1.

O atual campeão seguiu a linha dos adversários e afirmou que será complicado fazer previsões para este ano. "Todas as equipes querem saber como estão as rivais. É o mesmo a cada inverno. Mas há muitas incertezas neste ano e isso faz com que seja ainda mais difícil fazer previsões. Estamos trabalhando normalmente no desenvolvimento do novo carro, como todas as outras equipes. Queremos garantir que o modelo vai andar bem com pneus slicks e que o KERS seja confiável e operacional", afirmou.

Ao contrário de outras figuras da F-1, Hamilton se mostrou animado para correr com o dispositivo KERS. "Para ser honesto, você se acostuma logo a usar o botão do KERS. Já temos vários botões no volante e um ou dois a mais não faz muita diferença. É preciso aprender como e quando usar o KERS, em quais curvas ele traz mais benefício e onde você não deve apertar o botão. O desenvolvimento do KERS vai continuar ao longo da temporada e esta é uma área na qual as equipes ainda vão avançar muito. Eu gostei, é um elemento a mais para explorar no cockpit".

Inglês não está preocupado com mudanças na McLaren

Para 2009, a McLaren terá mudanças fora da pista. Pela primeira vez desde o início dos anos 80, a equipe não será comandada diretamente por Ron Dennis, que preferiu cumprir um papel mais afastado neste ano. Enquanto Dennis ficará concentrado na administração da McLaren, Martin Whitmarsh terá a função de acompanhar a escuderia em todas as corridas e tomar as principais decisões durante um fim de semana de GP. Segundo Hamilton, a troca entre Dennis e Whitmarsh será muito boa para o time prateado.

"Conheço Ron e Martin muito bem e tenho certeza de que essa mudança só nos trará benefícios. Isso vai permitir a Ron dar um passo atrás para gerenciar toda a equipe, enquanto Martin vai se envolver totalmente com o time de Fórmula 1. Mas não acho que haverá muitas mudanças, já que não há muito a mudar mesmo. Sei que várias pessoas vão observar Martin na Austrália, mas ele é muito profissional e bastante comprometido. Martin vai fazer um trabalho fantástico", declarou o inglês.

Por fim, Hamilton garantiu que o título do ano passado não vai mudar sua postura. "Parece que ganhei o campeonato há muito tempo. As coisas andam rápido na Fórmula 1, mesmo quando você não está na pista. Para ser honesto, ainda não me considero campeão. Acho que a ficha só vai cair quando eu chegar a Melbourne. Sei que o título tira um pouco do peso sobre os ombros, mas nem faz tanta diferença. Continuo em concentração para 2009, focando no meu preparo físico, trabalhando com o time e testando o carro. Estou mais comprometido do que nunca", encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário