segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Principal patrocinadora da Renault anuncia saída da F-1 no fim do ano


A equipe Renault sofreu um duro golpe nesta segunda-feira ao perder o apoio da seguradora ING. Desde 2007, a instituição holandesa era a principal patrocinadora da Renault e investia cerca de US$ 50 milhões por ano no time de Fernando Alonso e Nelsinho Piquet. Além disso, a ING também gastava outros US$ 50 mi com placas de publicidade e para ser a "title sponsor" dos GPs de Austrália, Turquia, Hungria e Bélgica. Nesta segunda, porém, a seguradora anunciou que vai retirar todo o investimento que faz na Fórmula 1 no fim deste ano.

"A ING confirma que não vai renovar seu contrato de três temporadas de patrocínio com a equipe Renault e que vai encerrar sua participação na Fórmula 1 após 2009. A entrada da ING na Fórmula 1 foi o primeiro projeto de promoção global da companhia. Nos últimos dois anos, a ING atingiu seus objetivos e aumentou seu valor em 16%. A Fórmula 1 permanece sendo uma poderosa arma de marketing mesmo num ambiente de economia instável", diz o comunicado distribuído nesta segunda-feira pela ING.

Antes mesmo de anunciar sua saída total, a seguradora já havia indicado interesse de deixar a Fórmula 1 ao cortar 40% do investimento previsto para este ano. Com a retirada da ING, a Renault terá um grande problema pela frente, já que a instituição era sua principal patrocinadora e "title sponsor".

Briatore garante que Renault tem "sólido futuro"

Apesar da retirada da ING, o chefe de equipe da Renault, Flavio Briatore, garantiu que a escuderia francesa ainda tem um "sólido futuro". Em comunicado distribuído logo após o anúncio da ING, Briatore assegurou que a Renault vai permanecer na Fórmula 1, mas pediu que a categoria leve à frente um plano de corte de custos.

"Já sabíamos há um bom tempo que a atual crise financeira pedia uma reestruturação do esporte e a Associação das Equipes da F-1 (Fota) está trabalhando nesse sentido. Cortes drásticos estão na pauta da Fota como uma de suas maiores prioridades. Se o programa for adotado, estamos confiantes de que vamos garantir um sólido futuro para a Renault e a Fórmula 1".

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