
A Red Bull realizou na manhã desta segunda-feira a apresentação do seu modelo para a temporada 2009 da Fórmula 1. Batizado de RB5, o novo carro foi lançado numa cerimônia curta e discreta no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Ainda nesta segunda, o alemão Sebastian Vettel será o responsável por comandar o primeiro teste do RB5, também em Jerez. O australiano Mark Webber completa a dupla da Red Bull para esta temporada e terá a oportunidade de andar com o carro a partir de quarta.
Segundo o chefe de equipe Christian Horner, o objetivo da Red Bull para 2009 e seguir os passos da co-irmã Toro Rosso e conquistar a primeira vitória na Fórmula 1. "Não devemos esquecer que o grupo técnico que desenhou o RB5 já fez um carro que venceu no ano passado, com Sebastian Vettel e a Toro Rosso. Não há razão para acreditar que não seremos capaz de vencer com as novas regras. O novo regulamento praticamente introduziu uma nova Fórmula 1 e será interessante ver como cada equipe interpretou as regras", afirmou Horner.
O dirigente da Red Bull acredita que as novas regras vão diminuir o equilíbrio entre as equipes. "Certamente, no início da temporada, esperamos ver uma diferença muito maior entre os times do que nos últimos dois anos. Para 2009, a Red Bull está bem posicionada para levar vantagem, não só através do regulamento técnico que já conhecíamos há um tempo, mas também aproveitando as mudanças que foram introduzidas pela FIA e pela Associação das Equipes em dezembro", completou.
Projetista diz que mudanças são as mais radicais em 26 anos
Para o projetista-chefe do RB5, Adrian Newey, a Fórmula 1 vive uma revolução em 2009. "Este ano terá provavelmente a maior mudança nas regras desde 1983, quando os carro-asa foram proibidos. É uma mudança drástica. Começamos com uma folha em branco e consideramos todas as implicações das novas regras e como interpretá-las. Tirando o sistema de câmbio, não há quase nada do RB4 que tenha sido aproveitado no RB5", revelou Newey.
O engenheiro inglês acredita que o novo regulamento vai facilitar as ultrapassagens, mas não tanto. "Ficará um pouco mais tranquilo, só que não será uma mudança grande como as pessoas desejam. O desenho dos circuitos ainda é o fator mais importante para que haja trocas de posição. No ano passado, o pelotão estava muito próximo, com um grid bem apertado e cinco equipes vencendo corridas. Acredita que o novo regulamento vai gerar um efeito contrário, com só um ou dois times acertando em cheio e vencendo todas as provas", encerrou.
Logo abaixo, confira mais algumas fotos do novo RB5:




Nenhum comentário:
Postar um comentário