quarta-feira, 11 de março de 2009

Chefe da Renault acusa três equipes de estarem fora do regulamento deste ano


Flavio Briatore disse que Renault está sendo prejudicada por seguir as regras à risca (Foto: Divulgação / Fernando Alonso)

O principal dirigente da Renault, Flavio Briatore, apareceu de surpresa nos testes coletivos de Barcelona e acusou três equipes de estarem fora do regulamento técnico deste ano. O chefe da escuderia francesa não citou nomes, mas afirmou que a Renault seguiu as regras à risca e que a equipe está sendo prejudicada por não explorar brechas como as adversárias. A reclamação de Briatore tem a ver com os limites do tamanho do difusor traseiro, que teriam sido ultrapassados por algumas adversárias.

"Aparentemente, há duas regras: uma que permite que uma equipe tenha um difusor de certa maneira e outra que resulta no componente sendo banito por ser ilegal. Não era o que eu esperava. Queremos regras que sejam preto no branco, o mesmo para todos. Pelo menos três equipes não estão no regulamento. Não quero que essa história termine como na época do congelamento de motores. Naquela ocasião, nós respeitamos as regras e acabamos com 50 cavalos a menos do que a concorrência. Agora é a mesma coisa de novo", reclamou Briatore.

O chefe da Renault deu a entender que pode entrar com um protesto até o fim do mês e não quis revelar quais equipes estariam fora do regulamento, mas suspeita-se que Briatore estaria se referindo a Williams, Toyota e BMW. Coincidência ou não, as três equipes foram investigadas nesta semana pelo inspetor-chefe da FIA, Charlie Whiting. O comissário da entidade vistoriou o difusor traseiro da Toyota e as aletas instaladas por BMW e Williams ao redor do cockpit. Whiting não revelou os resultados da inspeção e nem se pediu mudanças nos carros.

Nelsinho nega preferência da Renault por Alonso

Nos testes coletivos de Barcelona, que estão sendo realizados ao longo desta semana, o espanhol Fernando Alonso foi o único piloto escalado para treinar durante mais de dois dias. O bicampeão assumiu o carro da Renault na terça-feira e permanece no comando das atividades até a próxima quinta. Por sua vez, Nelsinho Piquet trabalhou apenas na sessão da última segunda. Em entrevista ao jornal Diario Sport, o brasileiro negou que a Renault esteja dando preferência para Alonso.

"É normal que Fernando seja escalado para mais testes nessa altura. Ele tem muita experiência e as informações que ele passa são muito valiosas para a equipe", afirmou Nelsinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário