Rivais ferrenhos, Ayrton Senna e Alain Prost criaram aquela que provavelmente foi a maior rivalidade da história da F-1. Na coluna "MEMÓRIA" de hoje, vamos relembrar alguns dos duelos mais memoráveis entre os dois. Confira:
5. México/1990
Ao contrário dos demais pilotos, Senna optou por fazer a corrida inteira sem trocar pneus, mas a escolha se revelou bastante equivocada. A dez voltas do fim, Prost cola no rival e, com um carro bem mais rápido, planeja a ultrapassagem. Os dois duelam durante alguns giros até que o francês realiza a manobra no fim da reta de largada. Três voltas depois, o pneu de Senna explode e o brasileiro abandona. E Prost, que havia saído de 14º no grid, conquista uma de suas maiores vitórias.
4. Alemanha/1991
Em péssima fase, Prost chegou ao GP da Alemanha já fora da briga pelo título, enquanto Senna liderava o campeonato. Com um carro instável, o brasileiro perde terreno e é alcançado pelo francês. Prost tenta a manobra, mas é bloqueado e acaba fora da pista. Quando tenta voltar, o motor morre. "Da próxima vez que o encontrar pela frente, vou tirá-lo da pista", ameaça. A resposta de Senna: "Todo mundo conhece o Prost. Ele sempre está reclamando de tudo, não é mesmo?".
3. Portugal/1988
Talvez a raiz de toda a inimizade entre Senna e Prost tenha sido o GP de Portugal de 1988. Até a corrida de Estoril, os dois vinham disputando o campeonato corrida a corrida, mas ainda não haviam entrado em atrito. Tudo mudou quando Prost tentou passar Senna no início da segunda volta e recebeu uma vigorosa fechada. Ainda assim, conseguiu a ultrapassagem e venceu a prova. Depois da corrida, entretanto, Prost criticou abertamente o excesso de agressividade de Senna, abrindo uma ferida que demoraria a cicatrizar:
2. Inglaterra/1993
Em 1993, a Williams de Prost era destacamente o carro mais rápido do grid. Apesar disso, Senna ainda conseguia fazer frente ao rival em algumas provas. Na Inglaterra, o brasileiro larga melhor e ultrapassa o francês. O que se segue é um duelo emocionante, em que Prost chega a ameaçar a ultrapassagem várias vezes, mas sempre é fechado pelo adversário. Finalmente, depois de muito tentar, o francês faz a ultrapassagem e Senna, com um carro nitidamente inferior, é obrigado a ceder a posição.
1. Japão/1988
Para os brasileiros, em especial, o duelo que Senna e Prost travaram no GP do Japão de 1988 é memorável. Depois de deixar o motor morrer na largada, o brasileiro caiu para o meio do pelotão, mas fez espetacular prova de recuperação e alcançou Prost pouco após a metade da corrida. Na reta de largada de Suzuka, Senna colocou por dentro, foi espremido pelo francês e completou a manobra com o carro de lado, praticamente derrapando. Com a vitória, o brasileiro conquistou o primeiro de seus três títulos.
Bônus - Os acidentes de 1989 e 1990
Se não bastassem os inúmeros duelos que travaram entre 1988 e 1993, Prost e Senna também foram protagonistas de dois dos acidentes mais famosos da história da Fórmula 1. As duas batidas aconteceram no GP do Japão e definiram o resultado do campeonato.
Em 1989, quem se deu bem no fim foi Prost:
Um ano depois, Senna teve sua revanche e levou o troféu de campeão:
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário