segunda-feira, 9 de março de 2009

Toro Rosso apresenta novo carro e encerra temporada de lançamentos

Modelo da escuderia italiana foi o último a ser revelado antes do início da temporada 2009 (Foto: Divulgação / Toro Rosso Image Bank)

A temporada de lançamento dos novos carros da Fórmula 1 está encerrada. Nesta segunda-feira, a Toro Rosso, única equipe que ainda não havia revelado sua máquina para 2009, apresentou o modelo STR4 no circuito de Barcelona e deu fim ao período de apresentações dos bólidos para 2009. O carro da escuderia italiana foi baseado no modelo da co-irmã Red Bull e será empurrado por motores Ferrari neste ano. Segundo o chefe de equipe Franz Tost, o objetivo é manter a performance da última temporada, mas a Toro Rosso sabe que não será fácil.

"A temporada 2008 foi boa em termos de desempenho em pista, que excedeu as nossas expectativas. Quebramos nosso recorde de pontos, fizemos uma pole e vencemos o GP da Itália. Será difícil manter esse nível neste ano. Nossa meta é deixar cada circuito no domingo à noite com o sentimento de que demos o máximo. Os resultados vão depender do que os outros fizeram. O carro parece bom e mostra uma performance muito promissora", afirmou Tost.

O diretor técnico da Red Bull, Giorgio Ascanelli, garantiu que o modelo STR4 não é uma simples cópia do RB5 da Red Bull. "A fábrica da Red Bull Technology trabalha de forma significativa nas características essenciais do carro, incluindo sua largura e distribuição de peso. Entretanto, num modelo da Fórmula 1, o pacote gira em torno do motor e de peculiaridades dos pilotos. Como temos um motor diferente, nosso sistema de combustível e o tanque são diferentes. Assim, nosso carro é completamente diferente do modelo da Red Bull e foi desenhado por nós", disse Ascanelli.

Dupla titular mantém postura realista

Das dez equipes da Fórmula 1, a Toro Rosso é apenas uma de duas que promoveram mudanças em sua dupla titular em 2009. O novato suíço Sebastien Buemi, de 20 anos recém-completados, chega para substituir o alemão Sebastian Vettel, que assumiu a vaga do aposentado David Coulthard na Red Bull. O outro cockpit da Toro Rosso será mais uma vez ocupado pelo francês Sebastien Bourdais.

Em sua temporada de estreia, o novato Buemi tenta não criar expectativas exageradas. "É claro que desejamos melhorar e não queremos dar um passo para trás. Precisamos ter em mente o que alcançamos no ano passado. Acredito que podemos fazer um bom trabalho, mas temos de ser realistas. Minha meta é lutar contra meu companheiro de equipe e provar o meu talento neste ano. Estou realmente ansioso", declarou Buemi.

Por sua vez, Bourdais revelou ter tido uma boa primeira impressão do novo carro. "Acredito que a base dele é muito forte. Parece ser um carro bem balanceado. Tem sido um início encorajador, mas definitivamente há muitas coisas a fazer e será uma temporada de muito trabalho para a equipe. Faremos o nosso melhor. Se conseguirmos igualar o resultado do ano passado e eu somar mais pontos, estarei bem feliz".

Logo abaixo, confira mais fotos do novo modelo STR4:

Nenhum comentário:

Postar um comentário