domingo, 1 de março de 2009

Vettel domina primeiro dia de testes coletivos em Jerez de la Frontera


Alemão da Red Bull impôs mais de um segundo de vantagem para os adversários (Foto: Mark Thompson / Getty Images / Red Bull Media)

No primeiro dos cinco dias de testes coletivos em Jerez de la Frontera, só deu Sebastian Vettel. O alemão da Red Bull dominou a abertura das atividades no circuito espanhol e finalizou os ensaios deste domingo mais de um segundo à frente do adversário mais próximo, o brasileiro Felipe Massa. Na sequência, o japonês Kamui Kobayashi, piloto de testes da Toyota, completou os três primeiros.

Correndo pela Williams, o alemão Nico Rosberg finalizou em quarto, seguido pelo polonês Robert Kubica, da BMW. O italiano Giancarlo Fisichella andou com o novo carro da Force India, que participou de um teste coletivo pela primeira vez neste ano, e concluiu numa promissora sexta posição. Por fim, o espanhol Pedro de la Rosa, da McLaren, obteve o sétimo melhor tempo, enquanto o brasileiro Nelsinho Piquet terminou no oitavo e último posto.

Para o líder Vettel, o dia foi quase perfeito. O alemão só teve a lamentar uma quebra com o motor Renault, que causou uma das cinco bandeiras vermelhas da sessão. Mesmo assim, Vettel ainda completou 87 voltas e foi um dos que permaneceu mais tempo na pista. Assim com o piloto da Red Bull, Felipe Massa também enfrentou problemas e chegou a ficar preso na caixa de brita no início da tarde, o que forçou outra interrupção nas atividades. Apesar disso, o vice-campeão mundial deu 63 giros e terminou na segunda posição.

No total, oito equipes da Fórmula 1 participaram das atividades e as únicas ausências foram Toro Rosso e Honda. O piloto que permaneceu mais tempo na pista neste domingo foi o espanhol Pedro de la Rosa, da McLaren, que completou 94 voltas. Entretanto, De la Rosa teve um problema mecânico a cerca de vinte minutos do fim das atividades e encerrou o dia com o carro encostado na pista. Além dele, o brasileiro Nelsinho Piquet e o alemão Nico Rosberg também enfrentaram quebras.

Chuva atrapalha testes pela tarde

Se não bastassem as cinco interrupções causadas pela rodada de Massa e pelas quebras de Vettel, De la Rosa, Piquet e Rosberg, os testes deste domingo também foram atrapalhados pela chuva, que chegou na parte da tarde e complicou a programação das equipes. Um dos pilotos que saiu decepcionado foi o polonês Robert Kubica. Pela manhã, o titular da BMW precisou ficar muito tempo nos boxes porque a equipe suspeitou de um problema de motor e resolveu trocar a unidade. Quando saiu para a pista, Kubica mal teve tempo de testar.

"Infelizmente, não cumpri o que havia planejado. Por causa disso, vou trabalhar bastante amanhã", disse Kubica. Por sua vez, Nelsinho Piquet também perdeu tempo de pista. "Enfrentamos problemas com o carro, mas ainda conseguimos avaliar alguns aspectos que pretendíamos. A prioridade é acumular mais quilometragem e espero que não chova nesta segunda", afirmou o piloto da Renault.

Responsável pela estreia do novo carro da Force India em testes coletivos, o italiano Giancarlo Fisichella gostou do comportamento do modelo. "Estou um pouco surpreso e feliz com o que senti. O carro é muito promissor e consistente. O tempo de volta é bom e estou satisfeito", declarou o italiano. Já o espanhol Pedro da la Rosa, da McLaren, foi econômico ao comentar os testes deste domingo: "Completamos muitas voltas hoje e o trabalho que fizemos com os pneus foi muito positivo".

Os testes em Jerez de la Frontera prosseguem nesta segunda e só terminam na quarta-feira. Logo abaixo, os tempos deste domingo:

1. Sebastian Vettel / Alemanha / Red Bull, 1:19.055 (87 voltas)
2. Felipe Massa / Brasil / Ferrari, 1:20.330 (63)
3. Kamui Kobayashi / Japão / Toyota, 1:20.699 (79)
4. Nico Rosberg / Alemanha / Williams, 1:21.171 (71)
5. Robert Kubica / Polônia / BMW, 1:21.292 (47)
6. Giancarlo Fisichella / Itália / Force India, 1:21.584 (31)
7. Pedro de la Rosa / Espanha / McLaren, 1:21.831 (94)
8. Nelsinho Piquet / Brasil / Renault, 1:22.011 (52)

Nenhum comentário:

Postar um comentário