domingo, 24 de maio de 2009

Jenson Button vence GP de Mônaco; Barrichelo é o 2.º

O inglês Jenson Button mostrou mais uma vez que segue em grande momento na Fórmula 1. Neste domingo, ele venceu o GP de Mônaco, disputado no circuito de Montecarlo. Foi a quinta vitória do piloto da Brawn GP em seis corridas neste temporada. Rubens Barrichello chegou em segundo, seguido de Kimi Raikkonen e Felipe Massa, da Ferrari.

A vitória ampliou a vantagem do inglês na liderança do Mundial. Button soma agora 51 pontos, diante dos 35 de Barrichello. Sebastian Vettel é o terceiro da lista, com 23, enquanto Massa ocupa a décima posição, com oito, logo atrás de Lewis Hamilton, com nove.

Em mais uma boa apresentação, Button garantiu a vitória com certa tranquilidade neste domingo. Ele chegou a ter 16 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Rubens Barrichello. A situação final da prova, com as duas Ferraris atrás dos carros da Brawn GP, foi definida quando faltavam 20 voltas para o fim da corrida.

Button, com folga, e Barrichello ainda contaram com a lentidão da equipe italiana, que tinha problemas com os pneus macios. Massa chegou a registrar a melhor volta por duas vezes, mas não conseguia superar a limitação dos pneus e, como os demais pilotos, tinha dificuldade nas ultrapassagens.

Em uma delas, no início da prova, o piloto da Ferrari perdeu uma posição, ao tentar passar Sebastian Vettel, e foi ultrapassado por Nico Rosberg. Massa atravessou a chicane e precisou devolver a posição a Vettel, que deixaria a corrida em seguida, e não conseguiu evitar a passagem de Rosberg.

Barrichello manteve a perseguição à Button desde o início da prova, quando assumiu a segunda posição logo na largada, ao passar Kimi Raikkonen, que subiu no pódio pela primeira vez neste ano. O brasileiro tinha boa vantagem sobre os pilotos da Ferrari, mas não conseguia alcançar o ritmo do seu companheiro de equipe.

Outro brasileiro na disputa, Nelsinho Piquet não teve a mesma sorte dos seus compatriotas. Ele abandonou a prova na 14ª volta após ser atingido pelo suíço Sebastien Buemi, da Toro Rosso. O brasileiro até tentou seguir na corrida, mas acabou deixou a pista com a traseira danificada.

A decepção do dia, novamente, ficou por conta do inglês Lewis Hamilton. Largando em último, como punição por ter trocado o câmbio de sua McLaren, o atual campeão Mundial e da etapa de Mônaco terminou a prova em 12.º, à frente apenas de Jarno Trulli e Adrian Sutil.

A próxima etapa da Fórmula 1, a sétima da temporada, será disputada na Turquia, na cidade de Istambul, no dia 7 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário