domingo, 10 de maio de 2009

Largada excepcional de Barrichello não assegura vitória

A largada do GP da Espanha parecia apontar que a vitória iria parar em outras mãos neste domingo. Rubens Barrichello saiu melhor e ultrapassou Jenson Button por fora na primeira curva. Com uma volta a mais de combustível e indo para três paradas, parecia que o brasileiro iria ter tranquilidade rumo ao primeiro triunfo do ano. Ele só não contava com a mudança de estratégia do inglês, que decidiu fazer um pit stop a menos.

O brasileiro liderou com folga todo o primeiro trecho da corrida em Barcelona. Após a rodada inicial de pit stops, Barrichello voltou mais leve e cerca de oito segundos à frente de Jenson Button. Ele começou a andar rápido, fazendo voltas cada vez mais rápidas, já que teria de parar uma vez a mais que o inglês. Inclusive, terminou com a melhor da corrida, 1m22s762, registrada neste período da prova, na 28ª passagem.

No momento de seu segundo pit stop, Rubens Barrichello tinha quase 15 segundos de vantagem sobre Jenson Button e retornou à pista sete atrás do inglês. No entanto, o ritmo do brasileiro depois da parada não era mais o mesmo. Ele perdeu terreno e não conseguiu marcar os tempos que o permitiriam voltar da última entrada nos boxes na frente.

O brasileiro fez seu terceiro pit stop apenas uma volta depois de Jenson Button e não teve condições de recuperar a desvantagem. Barrichello terminou a corrida 13 segundos atrás do companheiro de equipe, que teve um último trecho tranquilo, sem ser ameaçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário