segunda-feira, 4 de maio de 2009

A partir de 2010, campeão da Fórmula 1 será o piloto que vencer mais corridas

A controversa regra que dá o título de campeão mundial de Fórmula 1 ao piloto que vencer mais vezes foi oficializada para o campeonato de 2010. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já havia tentado instituir o sistema no começo do ano, para a atual temporada, mas voltou atrás.

O artigo 6 do regulamento da próxima temporada estabelece que o título de pilotos “será atribuído ao corredor que tenha se classificado em primeiro lugar no maior número de corridas”.

Baseado no modelo olímpico defendido pelo chefe da categoria, Bernie Ecclestone, o novo código foi vetado, no começo da temporada, pela Associação de Times da Fórmula 1 (FOTA, em inglês). O dono dos direitos comerciais defende o esquema de medalhas, para definir o campeão, assim como acontece nos jogos olímpicos.

Desta maneira, se um piloto ganhar cinco corridas e não completar nenhuma outra etapa ganhará o título de um outro piloto que tiver vencido quatro vezes e tiver teminado em oito oportunidades no segundo lugar, por exemplo.

O campeonato de construtores continuará seguindo os padrões atuais, ou seja, a equipe que somar mais pontos ao longo da temporada será a campeã.

Na semana passada a FIA comunicou o fim do reabastecimento durante as corridas e a proibição definitiva de qualquer tipo de pré-aquecimento dos pneus, além do teto orçamentário de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões), para 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário