terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Aerodinâmica dos carros são remodeladas para 2009



Preocupada com a monotonia de algumas corridas, a Fórmula 1 resolveu se mexer. O regulamento técnico da categoria foi completamente alterado para a temporada 2009. Apontada como principal culpada pelo sumiço das ultrapassagens, a aerodinâmica foi a principal vítima das mudanças. Os carros terão mais ênfase na parte mecânica, pois a maior parte do apoio foi retirado. - Quando tem uma mudança radical no regulamento, a relação de forças pode ficar diferente. É claro que uma equipe boa pode ser essencial, mas é difícil dizer se teremos mais pilotos na briga pelo campeonato. Mas eu acho que terei um carro competitivo - diz Felipe Massa, vice mundial em 2008. Nos testes em Barcelona, nesta semana, o novo desenho aerodinâmico dos carros causou furor ao redor do mundo. A BMW Sauber, a Williams e a Honda já usaram os elementos para 2009, sendo que a equipe alemã usou as asas dianteira e traseira ao mesmo tempo. Isso provocou estranhamento até entre os pilotos. Christian Klien, um dos que andaram nas atividades, disse que este era o carro mais feio que ele já tinha visto.Além das mudanças visuais, o aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Com isso, os pilotos poderão alterar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem. O spoiler foi abaixado e alargado, indo até o limite dos pneus. Com a asa traseira mais estreita e mais alta, além das alterações no difusor, que deixará de ter tanta importância aerodinâmica, deve fazer com que as ultrapassagens sejam facilitadas. Com a mudança nas asas, a intenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quer que a turbulência causada pela aerodinâmica refinada seja minimizada. A intenção é que dois carros possam voltar a percorrer as curvas muito próximos. Os apêndices colocados nas laterais e nos bicos dos carros até 2008 (chifres, miniasas, orelhas de Dumbo e afins) estão proibidos para 2009. A bigorna (ou rabo de tubarão), um alongamento da tampa do motor, não tem impedimentos no novo regulamento.

Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers)
Agência/Getty Images
Detalhe no carro da BMW mostra o risco de altas voltagens causadas pela adoção do Kers
Mas os carros não terão novidades apenas na parte aerodinâmica. O Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers - Kinetic Energy Recovery System, na sigla em inglês) será introduzido na temporada 2009. Ele é composto por duas baterias, que armazenarão energia gerada nas freadas, que será reutilizada com a injeção de mais alguns cavalos no motor (uma espécie de push-to-pass). No entanto, nos primeiros testes com o Kers, as equipes ficaram preocupadas. Um mecânico da BMW Sauber foi eletrocutado quando tocou no carro após algumas voltas na pista. Felizmente, nas atividades em Barcelona, nesta semana, os times mostraram que o problema está superado. Vários carros usaram o sistema, sem nenhum susto para os funcionários do time. - Quando novidades tecnológicas são introduzidas, este tipo de coisa pode acontecer. Estou muito confiante que, no futuro, o equipamento será muito seguro. Pelo que conhecemos dos carros de passeio, é possível que ele seja seguro, e acredito que conseguiremos chegar lá - diz Nick Heidfeld, piloto da BMW.

Pneus slicks
Agência/EFE
De la Rosa testa a Force India deste ano já com os pneus slicks que serão usados em 2009
A última mudança no regulamento diz respeito aos pneus. Fora da Fórmula 1 desde o fim da temporada 1997, os slicks (lisos) voltarão à categoria na próxima temporada. A intenção é recuperar a perda aerodinâmica com a maior aderência gerada pelos novos compostos, o que já foi comprovado durante os vários testes nesta temporada. - Acho que vai melhorar as ultrapassagens. Gostei do carro com os pneus slicks, é gostoso, mas ainda não dá para falar do carro do ano que vem. Tenho que trabalhar junto com a equipe - diz Massa. O sistema de uso de pneus continua o mesmo. As equipes continuam com a necessidade de usar dois tipos diferentes durante as corridas (prime e option - macio e duro), mas o sistema de diferenciação vai mudar. Até este ano, um dos sulcos era pintado de branco. Com o sumiço deles, as laterais dos macios passarão a ter uma faixa rosa.

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