terça-feira, 17 de março de 2009

MEMÓRIA: Cinco memoráveis corridas da Fórmula 1 nos anos 80

5. Espanha/1986 - Senna vence Mansell por 14 milésimos
A temporada de 1986 foi uma das mais memoráveis da história da Fórmula 1 e teve disputas históricas entre o quarteto formado por Alain Prost, Nigel Mansell, Nelson Piquet e Ayrton Senna. No GP da Espanha, segunda prova do ano, Mansell precisou ir ao box para trocar pneus e voltou num ritmo frenético. O inglês ultrapassou Prost e foi para cima do líder Senna. Os dois entraram colados na última curva e Mansell tentou a manobra na linha de chegada. Foi por pouco: Senna venceu por apenas 14 milésimos.


4. Hungria/1986 - A antológica ultrapassagem de Piquet sobre Senna
Em 1986, o travado circuito de Hungaroring foi usado pela primeira vez na Fórmula 1. Desde o início, o traçado não agradou aos pilotos, que diziam ser quase impossível ultrapassar. Na corrida, porém, Nelson Piquet encontrou uma maneira de superar Ayrton Senna por fora, no fim da reta de largada, naquela que é considerada por muitos a ultrapassagem mais espetacular que a Fórmula 1 já teve. Piquet venceu a corrida e Senna precisou aceitar a segunda posição. O duelo entre os dois ficou marcado.

3. Mônaco/1984 - O primeiro show de Senna na Fórmula 1
Antes do GP de Mônaco de 1984, Ayrton Senna ainda era um desconhecido para grande parte do público da Fórmula 1. Tudo mudou após a sensacional performance do brasileiro em meio ao temporal de Monte Carlo. Largando de 13º, Senna fez várias ultrapassagens e terminou a corrida em segundo. Ele perdeu a vitória para Alain Prost em virtude de uma controvertida decisão do diretor de prova Jacky Ickx, que decidiu encerrar a corrida antes do tempo. Em terceiro, o alemão Stefan Bellof, que havia largado de último, também teve uma performance magnífica.

2. Japão/1989 - O polêmico acidente entre Prost e Senna


1. Austrália/1986 - Pneu furado tira título de Mansell

Nenhum comentário:

Postar um comentário