domingo, 24 de maio de 2009

Button iguala feito de campeões como Schumacher

Na história da categoria, somente o piloto da Brawn, Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jackie Stewart, Nigel Mansell e Michael Schumacher conseguiram tal feito.

Em 1954, Fangio faturou seis das sete primeiras etapas. A sequência do argentino foi interrompida por vitória de José González em Silverstone, na Inglaterra, quinta prova. É importante dizer que a segunda etapa, em Indianápolis, não contou com a participação de Fangio e de seus colegas de equipes europeias. Embora fizesse parte do calendário, o GP era praticamente só de pilotos norte-americanos.

Clark fez quase o mesmo, venceu seis das sete etapas iniciais de 1965. A diferença, porém, foi que o escocês não disputou o GP de Mônaco, segunda corrida, pois estava em Indianápolis naquele fim de semana, e a vitória foi para Graham Hill.

Outro escocês, Stewart, foi derrotado na terceira prova de 1969, em Montecarlo, por Hill após duas vitórias. Mas, depois, venceu mais três corridas em seguida.

Em 1992, de novo um britânico, desta vez um inglês, Nigel Mansell, conquistou os cinco primeiros GPs e só veio a perder no sexto, em Mônaco, para Ayrton Senna.

Foi aí que veio Michael Schumacher. O alemão conseguiu cinco vitórias em seis corridas em 1994, 2002 e 2004. Quando obteve seu primeiro título, foi derrotado na quinta etapa, na Espanha, por Damon Hill, mas venceu depois os dois GPs seguintes. No ano do penta, seu irmão Ralf Schumacher levou a melhor na segunda prova, na Malásia. Quando foi hepta, exerceu enorme domínio e venceu 12 das 13 primeiras. Só perdeu na sexta, em Mônaco, para Jarno Trulli.

O ponto em comum é que todos eles foram campeões nos anos em que venceram cinco das seis primeiras etapas. Alguns estenderam o domínio, outros não, mas o título foi deles da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário